A deputada Ivana Bastos prestou homenagem ao município de Licínio de Almeida, que completa 55 anos neste dia 12 de abril. A parlamentar protocolou Moção de Congratulação na Assembleia Legislativa para marcar a data.

Ela citou alguns aspectos do cenário político da cidade. “Ainda no primeiro ano de gestão, o prefeito Dr. Fred tem demonstrado vocação para a administração, cuidando das pessoas, realizando obras e projetando outras mais, para que o município continue na trilha do desenvolvimento econômico. Com destaque na educação de crianças e jovens, num projeto iniciado pelo ex-prefeito Alan, Licínio continua executando esse vitorioso projeto que vem transformando nossas crianças em potenciais profissionais, criando um futuro cheio de perspectivas”, afirmou.

Ela também falou sobre a parceria do seu mandato com alguns vereadores do município. “O nosso mandato, registra ainda a parceria com os vereadores Marquinho Correia e o presidente da Câmara, Carlos André, que vêm realizando belos trabalhos em favor da comunidade que representam, principalmente em prol do povo de Tauape, distrito de grande importância econômica e social”, acrescentou.

A deputada concluiu celebrando a data e reafirmando o apreço pelos licinienses. “Nosso mandato está sempre à disposição da população, trabalhando para contribuir no que for possível para garantir o desenvolvimento desta querida cidade”, concluiu.

História – Pela sua localização serrana, mais ou menos próxima às minas do Rio de Contas, as terras onde hoje se localiza o município de Licínio de Almeida, tiveram suas primeiras incursões registradas pelos Bandeirantes portugueses à procura de ouro e pedras preciosas, tendo sido encontrado em abundância a ametista e o minério de ferro, e posteriormente o manganês.

Apesar dos registros de ocupação anterior, de forma provisória na maioria das vezes, apenas em meados do século XVIII, com a criação da comarca da Vila de Santo Antônio da Jacobina em 1720, criada especificamente para administrar todo o interior da Bahia até a divisa com Minas Gerais, é que se tem uma efetiva ocupação desse território.

Já no século XX, em 1940, é que o município efetivamente passou a desenvolver, com a construção da Rede Ferroviária Federal S/A, surgindo com isso novas edificações e o comércio que atendia aos servidores da ferrovia e demais residentes que ocupavam uma maior gama de ofícios. Com o nome original de Gado Bravo, o município passou ao atual topônimo Licínio de Almeida em homenagem a um engenheiro que trabalhou nos projetos da construção da estrada de ferro.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa

1 COMENTÁRIO

  1. Xingamento do ex prefeito é vergonhoso para nós baianos que somos conhecidos como pacíficos e hospitaleiros. Aproveito para dar parabéns a Nobre Deputada pelo seu atuante serviço

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, escreva seu comentário!
Digite seu nome aqui