Transferir do Governo Federal a responsabilidade da licitação para conclusão das obras da Fiol e a concessão de sua exploração para Governo do Estado da Bahia é a atual preocupação da Comissão Especial da Ferrovia Engenheiro Vasco Azevedo Neto – antiga Fiol – e Porto Sul. “Após a última audiência pública realizada pelo colegiado, o secretário da Casa Civil, Bruno Dauster, nos informou que o estado tem interesse em realizar essa licitação para acelerar as obras. Então, vamos a Brasília propor essa mudança”, destacou a presidente da comissão, deputada Ivana Bastos (PSD).

Na reunião da comissão desta quarta-feira (27), a parlamentar solicitou ao colegiado que reitere a necessidade de uma audiência no Ministério dos Transportes para tratar da licitação com o gestor da pasta, Maurício Quintela, no dia 25 de outubro. “Precisamos unir forças, cobrar do ministério essa audiência, convocar os deputados federais, senadores e representes de órgãos da Bahia para participar dessa caravana. Essa luta é apartidária. É pelo povo da Bahia”, afirmou a presidente.

Após a assinatura do Memorando de Entendimento entre o Governo do Estado com o consórcio de empresas chinesas e a Bahia Mineração (Bamin) para financiamento dos empreendimentos, o Governo Federal se comprometeu em lançar o edital de licitação para conclusão das obras da Fiol até o mês de junho de 2018, mas o estado está disposto em trabalhar para acelerar esse processo, caso a União coloque a Bahia na condução do procedimento.

Presente na reunião, a deputada Ângelo Sousa reforçou a importância da atividade para a celeridade das obras. “A comissão tem pautado agendas importantes junto aos governos Estaduais e Federais para solucionar os entraves que dificultam a finalização das obras da Fiol e início das obras do Porto Sul. Vamos unir forças para dizer que a Bahia quer colocar essa obra para andar. Essa viagem é essencial para buscarmos uma resposta” considerou a deputada.

Fonte: Assessoria de Imprensa

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, escreva seu comentário!
Digite seu nome aqui