A deputada Ivana Bastos, o prefeito de Iuiu, Reinalldo Góes, o gerente de Desenvolvimento e o assessor Financeiro da empresa Hemmer Alimentos, Alessandro Luef e Fauzi Aziz, respectivamente, se reuniram com o secretário de Desenvolvimento Rural do Estado, Jerônimo Rodrigues, na manhã de hoje (18). A proposta é consolidar a parceria entre a Hemmer e o Governo da Bahia para valorizar a agricultura familiar, bem como garantir investimentos para o município, por meio da produção de pepino na região.

Durante a reunião, a deputada Ivana Bastos destacou o incentivo que o governador Rui Costa tem dado aos pequenos produtores rurais no desenvolvimento das suas atividades. “Quando o prefeito de Iuiu conversou comigo sobre a produção do pepino no município, logo pensamos em chamar o Governo do Estado para construirmos essa parceria que com certeza só ajudará a Bahia. Tenho visto a sensibilidade do governador com o homem e a mulher do campo, e essa é uma grande oportunidade de garantirmos trabalho, dignidade, renda e crescimento para o município”, frisou Ivana Bastos.

A empresa foi responsável por um importante e estímulo à geração de emprego e novos negócios em Iuiu. “Na fase de teste da produção do pepino mais de 200 pessoas foram empregadas. Para nós gestores, ver essas famílias trabalhando e garantindo a sua renda é uma conquista muito grande. Estou esperançoso e disposto a dar todo suporte para ampliarmos essa produção, que movimentará ainda mais a economia e contribuirá para o desenvolvimento da nossa região”, explicou o prefeito.

Segundo os representantes da Hemmer, a Bahia corresponde a 30% de toda produção de pepino da empresa e essa porcentagem já está garantida para 2018. “A produção em Iuiu está em fase de teste e o resultado tem sido fantástico. Foram injetados 2,5 milhões para a economia local de forma direta. A empresa nasceu através da agricultura familiar, através do investimento na família e vamos continuar para que a gente mantenha essa qualidade”, afirmou o assessor Aziz.

O gerente de Desenvolvimento, Alessandro Luef, destacou ainda que a empresa tem a perspectiva de implantar uma indústria no município, inclusive já existe um projeto, mas essa inciativa dependerá da estrutura local, da estrutura dos agricultores e da qualidade do produto. “Nessa fase de teste, estamos observando os critérios de produção. Fornecemos tudo para o agricultor dentro do padrão Henner, mas precisamos observar as condições do clima, questões de pragas, deslocamento, por exemplo”, pontuou.

Após a apresentação das intenções da empresa, o secretário Jerônimo Rodrigues destacou que o estado tem todo interesse em estabelecer uma parceria com a empresa. “Nosso objetivo é fortalecer as cadeias produtivas para que o campo se torne mais rentável. A atração de empresas como vocês é muito bem-vinda. Em termos práticos, a SDR lançará um edital em novembro chamado Aliança produtiva, que visa estreitar essa relação da agricultura familiar com a indústria. Vamos trabalhar para fazer parceria logo”, afirmou.

Também estavam presentes na reunião, o coordenador da empresa, José Roséndo Lopes, o produtor Gerval Lacerda, o coordenador de Projetos de Iuiu, Jairo Prado, além de técnicos das secretarias de Desenvolvimento Rural, Econômico e Meio Ambiente.

Fonte: Assessoria de Imprensa

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, escreva seu comentário!
Digite seu nome aqui