Na tarde desta segunda-feira (23), a deputada Ivana Bastos recebeu o prefeito de Dom Basílio, Roberval Meira, em seu gabinete, em Salvador. Na ocasião, o gestor solicitou que a deputada Ivana Bastos levasse ao governador Rui Costa o pedido para aquisição de uma escavadeira hidráulica para atender os municípios que compõem o Consórcio Bacia do Paramirim na construção de barragens subterrâneas.

Logo após a reunião, a parlamentar protocolou o ofício com a solicitação junto ao órgão competente. Quando liberado, o equipamento será utilizado para construir, inicialmente, 30 barragens em Dom Basílio. Também serão atendidos os municípios de Macaúbas, Boquira, Rio do Pires, Érico Cardoso, Oliveira dos Brejinhos, Botuporã, Livramento de Nossa Senhora, Ibipitanga, Paramirim, Caturama e Novo Horizonte.

Segundo a deputada, o equipamento contribuirá para mitigar os efeitos da seca nos municípios. “Continuamos trabalhando para viabilizar ferramentas que ajudem o homem e a mulher do campo a conviverem com a estiagem. Vou lutar com todas as nossas forças para adquirir esse benefício para os municípios”, afirmou Ivana Bastos.

Barragem subterrânea – A barragem subterrânea é uma tecnologia de captação e armazenamento da água de chuva para produção de alimentos. Possui a função de reter a água da chuva que escoa em cima e dentro do solo, por meio de uma parede construída dentro da terra e que se eleva a uma altura de cerca de 50 cm acima da superfície, no sentido contrário à descida das águas. A barragem subterrânea forma uma vazante artificial temporária na qual o terreno permanece úmido por um período de dois a cinco meses após a época chuvosa, permitindo a plantação mesmo em época de estiagem.

Fonte: Assessoria de Imprensa

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, escreva seu comentário!
Digite seu nome aqui